Sobre a ABPod

A ABPod e sua História

As origens da ABPod

A “ABPod” Associação Brasileira de Podcasters foi fundada em 13 de Maio de 2006, com o objetivo de coordenar, orientar e representar locutores, produtores, comentaristas e divulgadores do Podcast brasileiro.

 

A ideia de organizar uma associação para representar os interesses dos podcasters brasileiros surgiu pela primeira vez em agosto de 2005, durante o Primeiro Encontro Online de Podcasters do Brasil (baixe o audio aqui), após Marcelo Oliveira, do Projeto Fritzlandia, comentar da existência de uma associação na Alemanha, Ricardo Macari lançou a idéia aos participantes do encontro de se criar uma associação no Brasil. Mais tarde, em Dezembro de 2005, a idéia retornou ao final da palestra de Maestro BIlly, durante a realização da PodCon Brasil, a primeira conferência de podcasters brasileiros, idealizada por Ricardo Macari, sendo o primeiro evento brasileiro dedicado exclusivamente ao assunto, realizado em Curitiba, Paraná.

 

Após o evento, fomentou-se em listas de discussão a criação da associação e, em 13 de maio de 2006, foi então fundada a ABPod – Associação Brasileira de Podcasters como órgão de associação, coordenação, orientação e representação dos produtores, locutores, comentaristas e veiculadores de podcast, em todo o território nacional.

Estatuto da ABPod

Clique aqui e faça aqui o download do estatuto da ABPod.

Nota de Agradecimento: A ABPod agradece publicamente o escritório de advocacia KCP de Curitiba/PR, especializado em direito autoral, com o apoio voluntário do Dr. Alexandre Pesserl.

Histórico 

02 e 03 de Dezembro de 2005 – realização da 1ª Podcon Brasil, onde teve início o desenvolvimento da ABPod.

23 de Fevereiro de 2006 – Criação do Wiki.

13 de Maio de 2006 – Fundação da ABPod.

29 de Fevereiro de 2012 – Criado o site da ABPod.

13 de Maio de 2017 – Publicado o novo site da ABPod. Anunciada a saída de Maestro Billy da presidência. Maestro Billy convida Luciano Pires e Leo Lopes pare assumirem a presidência e a vice-presidência, como interinos para revitalizar a associação e convocar uma nova assembléia.

01 de Abril de 2019 – Luciano Pires renuncía o cargo de Presidente Interino sob pressão da comunidade após publicar conteúdo de cunho político e pessoal na página do Facebook da ABPod. Léo Lopes assume o cargo de Presidente interino após a renúncia de Luciano Pires. Diretoria Fundadora é convocada em caráter de emergência por Maestro Billy e Ricardo Macari.

02 de Abril de 2019 – Léo Lopes renuncia o cargo de Presidente interino da ABPod por razões pessoais. Diretoria Fundadora reassume a ABPod após vacância da Presidência pelos interinos.

03 e 04 de Abril de 2019 – Diretoria Fundadora delibera sobre os acontecimentos e toma a decisão de manter a ABPod em operação e debate sobre os rumos da ABPod e as ações a seguir.

07 de Abril de 2019 – Novo site da ABPod é publicado e Diretoria emite Nota Oficial e afirma que ABPod terá continuidade. Anunciado processo de eleições para nova diretoria.

05 de Junho de 2019 – Gestão Juntos inicia suas atividades. A equipe eleita tem seu mandato vigente de Junho de 2019 á Junho de 2021.

 

Gestão Juntos - 2019 à 2021

A Diretoria

Presidente

Kell Bonassoli

Vice-Presidente

Renan Alves

Secretário

Julian Catino

Vice-Secretário

Leonardo “Mogli”

Tesoureiro

Lucia Conrado de Botelho