13/05/2017.

Hoje completam-se 11 anos daquele sábado ensolarado onde um bando de malucos apaixonados por podcast se reuniu em São Paulo para criar a ABPod, naquela data ainda uma simples ABP.

11 anos em que o podcast, apesar de sempre ter a promessa de ser a “Midia do Ano” em cada um destes anos, teve um crescimento sempre lento, mas sólido, sustentado e positivo.

Seja em termos de massa crítica ou de qualidade, o crescimento do podcast no Brasil foi excepcional.

Nunca houve esse “boom” tão prometido, mas quando demos conta a coisa toda já estava na casa das centenas de podcasters, dos milhares de podcasts e dos milhões de ouvintes.

E a ABPod, apesar da pequena presença, tentou viabilizar o podcast nacional da melhor forma e com os recursos existentes.

Da ABPod, por exemplo que surgiu a parceria com o ECAD, a famosa “1 UDA”, onde um podcast amador pagava um valor ínfimo para usar músicas.

E depois disso o ECAD percebeu que o áudio na internet estava crescendo, adaptando assim nosso projeto para mais e mais canais e mídias digitais.

Evolução no mercado através da gente.

Através da ABPod.

Muito orgulho.

Uma conquista super legal.

Mas, infelizmente, apesar da vontade de crescer, de fazer cada vez mais, a ABPod foi sendo cada vez mais relegada a segundo plano.

Mais por “culpa” minha, pela falta de tempo ou de prioridades, do que outro fator qualquer.

E é por isso, que depois de 10 anos à frente da ABPod, após muita conversa e debate, venho através deste post dizer que não serei mais presidente da Associação.

O motivo é justamente este.

Da vontade de crescer mas do pouco tempo e da pouca disponibilidade que tenho para isso.

Se eu fazia um podcast por dia naquela época, hoje em dia a coisa está completamente diferente.

Não que minha paixão e meu interesse pelo podcast tenham diminuído, muito pelo contrário.

Mas o mundo dá voltas e nem sempre a gente consegue colocar nossas paixões à frente das nossas obrigações do dia-a-dia.

Enfim.

Então a partir de hoje existe uma nova ABPod.

Um novo site.

Um novo Twitter, uma nova página no Facebook.

E, para isso, novas pessoas para cuidar de tudo.

Pessoas que cuidarão com mais carinho ainda da Associação, e que farão a transição para uma ABPod ainda mais forte, mais presente e mais viva.

Em nome desta presidência, da vice-presidência e dos conselheiros, agradeço do fundo do coração toda a paciência que vocês tiveram até este momento, e que recebam bem este novo grupo que irá cuidar de tudo.

A partir de hoje a ABPod estará nas mãos do querido Luciano Pires (Café Brasil) e do também querido Leo Lopes (Radiofobia, Jovem Nerd e mais um milhão de outros podcasts).

Luciano e Leo, como presidente e vice interinos, irão cuidar de toda essa transição e tornar a ABPod uma verdadeira Associação à altura do podcast brasileiro.

Um podcast que cresce a cada dia, ganha criadores e ouvintes rapidamente, e que tem tudo para ser uma mídia relevante para a informação e o entretenimento dessa galera conectada por aí.

Desejo muito boa sorte ao Luciano e ao Leo.

E muitas conquistas a todos!

Vamos com tudo!

Abraços,

Billy

Rádiofobia Podcast e Multimidia