ORIGENS DA ABPOD

A ideia de organizar uma associação para representar os interesses dos podcasters brasileiros surgiu em dezembro de 2005, durante a realização da Conferência Brasileira de Podcast (PodCon Brasil), primeiro evento brasileiro dedicado exclusivamente ao assunto, realizado em Curitiba, Paraná.

Após o evento fomentou-se em listas de discussão e cyber-encontros a criação da associação, e em 13 de maio de 2006 foi então fundada a ABPod – Associação Brasileira de Podcasters como órgão de associação, coordenação, orientação e representação dos produtores, locutores, comentaristas e veiculadores de podcast, em todo o território nacional.

MISSÃO E OBJETIVOS DA ABPOD

A ABPod tem como missão, acima de tudo, representar os interesses de seus associados, divulgando a utilização desta mídia como meio profissional e/ou cultural perante a sociedade brasileira.

Sob o aspecto legal, a ABPod é uma entidade civil, apartidária, sem fins lucrativos, gozando de autonomia administrativa, financeira e disciplinar, com prazo indeterminado de duração, observadora dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade, eficiência e transparência. Suas práticas de gestão serão norteadas por esses princípios, e coibirão a obtenção, de forma individual ou coletiva, de benefícios ou vantagens pessoais decorrentes da participação em qualquer de seus processos decisórios.

Entre nossos objetivos, podemos destacar:

  • organizar eventos, feiras e encontros que viabilizem uma maior divulgação deste meio
  • disseminar tanto a tecnologia como a cultura dos podcasts
  • criar um Cadastro Nacional de Podcasters
  • disponibilizar tutoriais e guias para principiantes
  • divulgar informações para o acesso à essa tecnologia, auxiliando os interessados nesta mídia
  • firmar acordos de colaboração com empresas e associações, com o intuito de viabilizar a troca de conteúdos de propriedade intelectual, sem ferir as leis de direitos autorais

Iremos também orientar nossos associados quanto à importância da ética na produção para que seus podcasts não possuam conteúdo ofensivo, preconceituoso ou ilegal, ou que viole direitos de terceiros. Contudo, jamais atuaremos como órgão regulador ou de censura, uma vez que acreditamos que toda obra cultural tem seu valor.

ABPod criará meios para que seus associados tenham vez e voz e colaborem e engrandesçam a associação. Seu órgão máximo é a Assembléia.

HISTÓRICO

02 e 03 de Dezembro de 2005 – realização da 1ª Podcon Brasil, onde teve início o desenvolvimento da ABPod

23 de Fevereiro de 2006 – Criação do Wiki

13 de Maio de 2006 – Fundação da ABPod

29 de Fevereiro de 2012 – Criado o site da ABPod

13 de maio de 2017 – Publicado o novo site da ABPod. Anunciada a saída de Maestro Billy da presidência. Luciano Pires e Leo Lopes assumem como presidente e vice-presidente interinos para reorganizar a associação, criar o cadastro de associados e convocar uma nova assembléia.

 

Rádiofobia Podcast e Multimidia