A ABPod (Associação Brasileira de Podcasters), em parceria inédita com a rádio CBN, realiza a partir do dia 01 de julho de 2018 a 4ª edição da PodPesquisa, um estudo nacional sobre podcasts que tem como objetivo atualizar o perfil do ouvinte brasileiro de podcasts. Além de levantar o perfil do ouvinte, pela primeira vez a PodPesquisa analisará o perfil dos produtores de podcast, assim como de pessoas que têm o hábito de ouvir rádio mas ainda não conhecem podcasts. Essa é a primeira vez que uma emissora de rádio participa deste projeto.

Os participantes responderão a um questionário com perguntas sobre temas variados, que vão desde comportamento e hábitos de consumo a preferências pessoais e dados demográficos. Questões como o tempo médio de audição de rádio, como e quando conheceu um podcast e qual é o tempo ideal de um episódio, são alguns exemplos abordados na pesquisa.

Os produtores de podcast também poderão responder sobre custos de produção e resultados de monetização, informações que ajudarão a entender melhor a realidade do podcast como mídia no Brasil. Para auxiliar os produtores na divulgação da PodPesquisa, a ABPod produziu banners e spots em áudio, que podem ser inseridos nos sites, blogs e podcasts.

“A PodPesquisa é instrumento fundamental para compreensão do crescimento e penetração da mídia podcast, que tem se revelado ferramenta inigualável de engajamento dos ouvintes. O podcast tem o mesmo DNA do rádio e sua produção é feita com a mesma paixão, resgatando a interação ouvinte / apresentador que sempre fez parte da história do rádio no Brasil. Ter a CBN como parceira, ampliando o alcance da pesquisa, é motivo de satisfação e da certeza que o podcast veio para ficar” diz Luciano Pires, presidente interino da ABPod.

De acordo com Giovanna Fraga, gerente de marketing da CBN, “estamos empolgados com essa parceria com a ABPOD, a CBN está cada vez mais próxima dos consumidores e produtores de podcast. As demais edições da pesquisa, realizadas em 2008, 2009 e 2014, apresentaram dados de consumo muito interessantes. Neste ano, acreditamos que podemos colaborar com um resultado maior abrangendo o perfil de  consumidores, produtores e não usuários desse produto”, disse ela.

A PodPesquisa 2018 terá duração de 45 dias (de 01 de julho a 15 de agosto), ao final dos quais os resultados serão tabulados e divulgados para o público, trazendo um perfil completo do que se convencionou chamar de “podosfera” brasileira.

O questionário da PodPesquisa 2018 pode ser preenchido através do site oficial em podpesquisa.com.br e o andamento da pesquisa pode ser acompanhado através da conta oficial @PodPesquisa2018 no Twitter!

Rádiofobia Podcast e MultimidiaHostgator